Gestão

5 passos para ter a equipe de vendas ideal em sua loja

de em 14 de outubro de 2015

O vendedor é o primeiro contato do cliente com uma loja do varejo, por isso, sua abordagem, estratégia de venda e conhecimento do produto devem estar bem alinhadas para que a venda seja concluída. O líder deve investir em sua equipe e mantê-la bem capacitada e engajada para que o contato direto com o consumidor possa materializar a proposta de valor da marca e gerar o crescimento do negócio. Para Rogério Bulhões, diretor geral da Casting, empresa de soluções focadas em aumentar a produtividade das equipes no varejo afirma que alguns passos são primordiais para manter uma equipe de qualidade.  “A seleção bem feita é o fator que reduzirá o turnover das empresas e minimizará os efeitos nocivos que isso causa do negócio. O papel do gestor é tornar o processo mais profissional e compreender que a troca constante de profissionais e eventuais desfalques na equipe de vendedores influenciam negativamente as receitas”, afirma Bulhões.

Confira cinco passos fundamentais para alcançar uma equipe de vendas eficiente, de acordo com Bulhões:

1. Selecione bem e continuamente: A avaliação do candidato deve ser feita detalhadamente. Aspectos como formação escolar, histórico profissional, empenho para com a nova função e vontade de buscar resultados diferenciados são alguns pontos que devem ser avaliados pelo gestor.

2. Invista em capacitação profissional: A capacitação profissional é essencial para qualquer negócio, tanto para quem lidera, quanto para quem executa as ações. É preciso conhecer o produto comercializado com profundidade e, para isso, todos precisam estar devidamente capacitados para atender o consumidor e transmitir o valor da marca para os clientes. Aspectos como técnicas de atendimento, comunicação e persuasão também não devem ficar de fora da grade de treinamentos, que devem ser aplicados continuamente.

3. Engaje, mobilize e inove por meio da liderança: Para alcançar o potencial máximo da equipe é preciso inspirar os colaboradores. O líder, seja ele o dono do negócio ou o gerente, é o grande responsável por isso. Incentivar a equipe com o seu exemplo proativo, promover sentimentos positivos, estar aberto a novas formas de pensar e agir, ajudá-los na busca dos melhores resultados e mobilizar os recursos para alcançar os objetivos traçados são algumas ações que devem ser desenvolvidas nos líderes.

4. Monitore os resultados e promova ações de melhoria continuamente: O desempenho é a chave mestra das melhorias na empresa. Monitorar constantemente dados de vendas por categoria de produto, loja e por colaborador, é essencial para que o gestor possa conhecer a saúde do negócio e planejar o crescimento no curto e longo prazos.

5. Crie um ambiente de crescimento profissional: Um ambiente profissional de desenvolvimento requer abertura e contribuição de todos, principalmente do líder. Para que o trabalho aconteça de forma adequada, o clima interno deve ser voltado ao aperfeiçoamento dos resultados. Com um ambiente assim criado, as melhorias contínuas de produtividade ocorrerão mais naturalmente.

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