Painel de Negócios

A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo como parceira das empresas no cuidado da saúde dos colaboradores

Vivemos um momento adverso onde os custos com a saúde são tema de intensos debates não apenas no Brasil

Da Redação
30 de outubro de 2018

Por Ricardo Cesar de Oliveira, superintendente-executivo de Desenvolvimento de Negócios da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Vivemos um momento adverso onde os custos com a saúde são tema de intensos debates não apenas no Brasil, mas também em outros países que enfrentam questões como o envelhecimento da população, o aumento de doenças crônicas causadas por um estilo de vida inadequado e a própria dinâmica do mercado, que congrega interesses individuais e nem sempre equalizáveis.

Na ponta da remuneração estão as empresas, que veem os custos com os planos de saúde assumirem uma fatia cada vez maior do orçamento anual e, por isso, nós da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo nos propomos a sermos agentes da mudança tão necessária na cadeia de saúde, oferecendo modelos de cuidado que possam ser colocados em prática rapidamente e que efetivamente impactem na redução dos sinistros. Acreditamos que isso deva ocorrer a partir de um cuidado focado na promoção da saúde, na prevenção de doenças e em um acompanhamento pós-tratamento de qualidade, de forma a evitar complicações, sucessivas reinternações, repetições de exames ou idas desnecessárias ao pronto-socorro.

Queremos que as empresas e operadoras de planos de saúde nos vejam como parceiras para juntos quebrarmos três paradigmas do sistema de saúde: desconfiança, desperdício e descontrole. Por isso, apresentamos um novo produto que vai levar nossa qualidade assistencial e infraestrutura até os colaboradores das empresas, o BP Gestão de Ambulatório Corporativo. Por meio dele, nós alocamos profissionais nas empresas e fazemos a gestão do
cuidado da saúde dos colaboradores de forma integrada e eficiente. O modelo de atendimento é totalmente customizável, com foco nas especialidades mais indicadas a partir do perfil epidemiológico de cada empresa.

Nosso ponto de partida foi a implantação do modelo na própria BP, para atender uma população de cerca de 7.500 colaboradores, e que, após um período de um ano (entre março de 2016 e março de 2017), reduziu a sinistralidade
da carteira do plano de saúde em 12%.

No modelo proposto, o coordenador médico da BP presente no ambulatório da empresa gerencia todas as demandas, sejam elas consultas de rotina, intercorrências simples, emergências ou tratamentos e terapias, fazendo a indicação da melhor alternativa para a condução do cuidado com foco no restabelecimento da saúde dos colaboradores e numa melhor gestão dos recursos.

A equipe de apoio é composta por médicos generalistas e especialistas e um time multidisciplinar experiente (enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros), que fica disponível para realizar o atendimento no dia a dia, além de fazer o acompanhamento da população com queixas crônicas ou de alto risco, trabalhando a prevenção e, consequentemente, contribuindo para a queda da sinistralidade.

Alguns exames como os laboratoriais, podem ser realizados no próprio ambulatório, evitando o deslocamento dos colaboradores e reduzindo, assim, o absenteísmo.

Ainda para aumentar a eficiência na gestão do atendimento no ambulatório, é possível contar também com a presença de um concierge, responsável pelos agendamentos de consultas, exames, cirurgias e atendimento preferencial em uma das unidades da BP, quando necessário.

Nossa estrutura de retaguarda também está à disposição dos colaboradores. Somos um polo de saúde com ofertas segmentadas para todos os perfis de público e, por isso, temos a oferta hospitalar adequada para todos os níveis, desde o atendimento premium do BP Mirante para os altos executivos; o Hospital BP, que oferece a melhor experiência para o nível intermediário dos planos de saúde; e o BP Essencial, destinado aos colaboradores que possuem acesso aos planos básicos com acomodações compartilhadas.

Conseguimos garantir tratamentos eficazes e maior resolutividade por meio de protocolos de atendimento preestabelecidos e acompanhamento periódico dos indicadores assistenciais.

O produto BP Gestão de Ambulatório Corporativo configura-se, sobretudo, como uma forma de valorizar o colaborador, que poderá cuidar da sua saúde de maneira mais simples e assertiva, contando com o auxílio adequado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Para a empresa, é a certeza de contar com um parceiro experiente e flexível para fazer a melhor gestão dos gastos com a saúde dos colaboradores.

Para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail solucoesempresariais@bp.org.br e solicite uma visita dos nossos executivos.

BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo / Crédito: Divulgação

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