Carreira e Educação

A importância do currículo atualizado

Da Redação
20 de dezembro de 2018

O fim do ano significa oportunidade de estágio para muitos estudantes, já que um grande número de empresas necessitam repor o quadro de estagiários devido a conclusão de curso ou término do contrato dos universitários.

“Temos o chamado período de sazonalidade, quando são encerrados contratos de estágio e aprendizagem, então essas vagas ficam novamente disponíveis”, explica Lilene Ruy, supervisora de inclusão social e especialista de processo personalizado do CIEE.

Segundo ela, para garantir uma vaga no próximo ano, o ideal é manter o currículo atualizado. “O recrutador precisa de informações atualizadas e concisas. Não adianta incluir dados antigos ou que não destacam aspectos do candidato que são vantajosos para a vaga em questão”.

Leia também:

5 erros mais comuns ao montar um currículo
Informações confusas em currículos atrapalham recrutadores

Crédito: Freepik

Confira algumas dicas para manter seu currículo atualizado e competitivo:

Mantenha as informações principais corretas
Telefone, e-mail, perfil em redes sociais atualizados são fundamentais para que entrem em contato com você. Status civil e residência também merecem atenção.

Utilize apenas dados verdadeiros no currículo
As informações do seu currículo são checadas, então, não invente cursos ou estágios para que ele pareça mais atraente na hora de buscar uma oportunidade de estágio.

Não inclua informação pessoal como profissional
Colocar no currículo que teve uma experiência internacional quando a viagem ou o intercâmbio foi apenas turismo não é recomendado. O mesmo vale para cursos livres, como artesanato ou pintura, que não agreguem à sua área de interesse ou ao perfil da vaga.

Revise, revise,revise
Quando olhamos para o mesmo texto várias vezes, fica difícil reconhecer erros. “Peça para outra pessoa revisar seu currículo para ter certeza de que nenhum erro bobo passe”, orienta. Um simples erro de digitação ou ortografia pode minar suas chances em uma seleção.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail