ABRH

ABRH-Brasil completa 54 anos de história

Da Redação
13 de novembro de 2019

Fundação aconteceu durante a I Conap – Convenção Nacional de Administradores de Pessoal, que viria a se transformar no CONARH ABRH

Foi no dia 13 de novembro de 1965 que a área e os profissionais de Recursos Humanos passaram a ter representatividade nacional, quando o Instituto Agronômico de Campinas, no interior Paulista, foi criada oficialmente a Abape – Associação Brasileira de Administração de Pessoal, hoje, ABRH-Brasil.

A fundação aconteceu durante a I Conap – Convenção Nacional de Administradores de Pessoal, que viria a se transformar no maior evento de gestão de pessoas da América Latina e segundo do mundo, o Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas – CONARH ABRH, hoje com 46 edições realizadas.

A semente da Abape tinha sido lançada alguns meses antes, em maio, durante o II Ciap – Congresso Interamericano de Administração de Pessoal, realizado em Caracas (Venezuela). Lá, foi determinado que caberia ao Brasil organizar, em 1967, o III Ciap. Boa parte da delegação brasileira presente no Ciap era formada por membros da então Apap – Associação Paulista de Administração de Pessoal, atualmente ABRH-SP, que havia sido fundada em março.

Ao retornar do Ciap, os diretores da Apap iniciaram os preparativos da terceira edição do congresso. Também começaram a articular a fundação da entidade nacional e a realização, em novembro, da I Conap, cuja organização ficou a cargo do Ceap – Centro de Estudos de Administração de Pessoal de Campinas.

Foi assim que seis meses depois, no dia 13 de novembro, os representantes dos quatro Estados elegeram por unanimidade o paulista Siegfried Hoyler para presidir a Abape. Em abril de 1967, a associação realizou com grande sucesso o III Ciap.

Nestas cinco décadas atuando em cenários dos mais adversos – sua criação se deu em plena ditadura militar –, a ABRH-Brasil conquistou credibilidade, consolidando-se mundialmente como uma instituição representativa e mobilizadora. Prova disso é que, em 2004, quando o Brasil sediou o 10º Congresso Mundial de Recursos Humanos, evento bienal promovido pela WFPMA (World Federation of People Management Associations), mais de 4,2 mil congressistas reuniram-se no Riocentro, na capital fluminense, recorde na história do evento.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


fake rolex