Saúde

Alimentos que controlam o estresse

O estresse pode ser controlado ou evitado com alimentos que possuem propriedades calmantes

Da Redação
20 de maio de 2019

Imagem: Freepik

O estresse atinge 70% dos brasileiros. Não à toa, somos o povo que mais se preocupa com o impacto da pressão na qualidade de vida: 61% dos brasileiros disseram que menos stress é fundamental para ter uma vida saudável. Contudo, com a correria, nem sempre tratar o problema é uma prioridade.

Este problema também é muito comum no mundo corporativo e tem sido um grande desafio para gestão de pessoas, pois o impacto que a doença traz para o ambiente de trabalho pode refletir muito negativamente nos resultados individuais e coletivos.

Mas, a notícia boa é que pequenas mudanças de hábito na alimentação podem colaborar com uma vida menos estressante. A health coach Fabiana Bernabe, da Equilibra Health Coach, explica que existem alimentos com propriedades calmantes, que são aliados para quem busca por uma vida mais saudável. “Além dos famosos chás de camomila e do maracujá, existem alimentos que podem ajudar a diminuir a pressão do dia a dia por conta de suas propriedades nutricionais”, afirma. Descubra por que o iogurte, salmão, abacate, ovos e castanhas, por exemplo, ajudam o organismo a lidar melhor como stress e tente levá-los ao trabalho para comer em intervalos das refeições principais do dia.

Iogurtes
Eles contêm probióticos, que são bactérias benéficas para o intestino, e o intestino é o órgão que possui mais neurônios depois do cérebro. Com o órgão funcionando perfeitamente, as conexões neurais do organismo estarão mais saudáveis para ajudar o sistema nervoso a equilibrar melhor os sentimentos e gerenciar o estresse.

Salmão
Muito rico em Omega-3, que possui propriedades anti-inflamatórias, além de conter também ácidos graxos que aumentam a função cerebral. Outras opções de peixe como atum e sardinha e sementes como a linhaça também têm a mesma função. Abuse deles!

Abacate
Contém vitaminas do complexo B, que são essenciais para as células cerebrais e para os nervos. Além disso, o abacate possui Betacaroteno e Vitamina E que são antioxidantes e ajudam a bloquear a absorção de gorduras que podem causar estresse oxidativo (o “envelhecimento” das células).

Ovos
Os ovos contêm um alto conteúdo de proteína (e é a única proteína com 100% de digestibilidade, ou seja, tudo que se consome em termos proteicos é absorvido pelo seu organismo) e vitaminas B e D que contribuem para dar mais ânimo, diminuindo o stress. Mas, atenção, quando consumir ovos, dê preferência para os orgânicos pois estes são originários de aves criadas com regras de bons tratos animais e não possuem adição de antibióticos nem hormônios que podem prejudicar a sua saúde.

Castanhas
As castanhas são deliciosas e também muito saudáveis. Amêndoas e nozes contêm vitamina B, E e zinco, nutrientes essenciais para restaurar as células do cérebro e também ajudam a combater o estresse. A dica é sempre comprar as castanhas inteiras, pois se estiverem quebradas já estarão oxidadas e perderão muito dos seus nutrientes, e consumir um mix de pelo menos 3 ou 4 tipos para se beneficiar das características de cada uma delas e melhorar ainda mais o seu humor.

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