Carreira e Educação

Alunos do Senac gerenciam hotel-escola durante um fim de semana

Desafio Senac: alunos no Comando oferece uma chance única no país para o desenvolvimento de competências de gestão e liderança na área de hospitalidade

de Redação em 17 de outubro de 2018
Foto: Divulgação SENAC

A 7ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando será realizada de 19 a 21 de outubro de 2018, quando 110 alunos de graduação assumirão a gestão do Grande Hotel São Pedro – Hotel-Escola Senac, sendo 14 gestores, cada um deles responsável por gerir a sua equipe operacional, formada por estudantes de graduação que atuarão na gerência geral, de hospedagem, de alimentos e bebidas, de eventos, de lazer e do comercial, espelhando as funções dos gestores do hotel-escola.

Foto: Divulgação Senac

Ao assumir a gerência de um resort com infraestrutura completa de lazer e serviços de excelência, e com clientes reais, os estudantes das graduações Bacharelado em Hotelaria, Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Eventos e Tecnologia em Gastronomia dos três campi do Centro Universitário Senac (Santo Amaro, na capital; Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior) têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências de gestão e liderança, contribuindo para sua formação profissional.

“No Desafio Senac, somos estimulados a desenvolver flexibilidade para saber se adaptar às mudanças e trabalhar gestão das equipes, foco na satisfação dos clientes, experiência do cliente e resultados. Também se exige muito planejamento, organização e capacidade de percepção sobre a hora certa de trazer ideias ou resoluções para os problemas”, afirma o gerente geral Alunos no Comando 2018, João Pedro Gonçalves, 21 anos, graduando do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.

O Centro Universitário Senac é a única instituição no Brasil que oferece esse tipo de formação e vivência na área de hospitalidade, proporcionando a prática profissional com clientes reais em ambiente de mercado: o Grande Hotel São Pedro. A iniciativa contribui para a formação de profissionais com excelência em gestão de serviços e experiência.

Além dos alunos de hospitalidade, estudantes de outros cursos, como Bacharelado em Educação Física e Bacharelado em Nutrição, participam do projeto tornando a atividade multidisciplinar.

Preparação – A seleção dos alunos que ocupam os cargos de gestão acontece no primeiro semestre. Para fazer parte do processo, é necessário que o aluno tenha participado de edições anteriores do Desafio Senac: Alunos no Comando. Os candidatos ainda passam por entrevistas e dinâmicas de grupo com os gestores dos hotéis-escola Senac e professores do Centro Universitário. A partir dessa escolha, os alunos gestores selecionam outros estudantes para compor a equipe operacional que atuará com eles nas respectivas áreas, assumindo todo o processo seletivo e de recursos humanos.

“É um projeto de carreira que coloca os alunos em uma área, a de hospitalidade, que abre muitas portas para o mercado nacional e internacional. Ter, durante a graduação, a oportunidade de trilhar diferentes posições no Alunos no Comando, acumulando experiências e aprendizados em diferentes áreas, até alcançar uma posição de liderança, é uma oportunidade única que contribui para uma sólida formação profissional”, afirma Sandra Maia, coordenadora dos cursos Bacharelado em Hotelaria e Tecnologia em Eventos do Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

Os participantes do Alunos no Comando vivenciam conceitos de branding e posicionamento de marca, team building, Canvas, coaching, inovação e criatividade, captação de recursos, gestão de pessoas, finanças, marketing, administração, vendas, precificação, comunicação além do desenvolvimento de habilidades interpessoais e em serviços hoteleiros que são trabalhados ao longo do curso e lapidados durante o projeto Alunos no Comando, com o exercício da empatia, da inclusão, da diversidade e da humanização das relações.

Além do domínio técnico e do acompanhamento dos resultados do evento, são mobilizadas habilidades de liderança, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, gestão de conflitos, criatividade, flexibilidade, organização e atitude empreendedora, indispensáveis para o sucesso do profissional de hospitalidade.

Aluno Gestor – Na edição anterior, em 2017, João Pedro fez excelente trabalho e, em 2018, destacou-se no processo seletivo, o que reforça o aprendizado enquanto participante do Desafio: “Também aprendi a confiar mais na própria equipe, no trabalho das pessoas e não centralizar tudo em mim”, conta.

Entre as atividades desenvolvidas como gerente geral do Alunos no Comando, ele diz que o mais difícil foi o processo seletivo para definir os 100 estudantes que integrariam a equipe operacional entre os cerca de 300 interessados. “Nunca tantas pessoas dependeram de uma decisão minha. Conciliar o que os docentes diziam, a própria opinião e as relações pessoais foi um desafio que exigiu muito profissionalismo e segurança”, afirma. Segundo o jovem, as características que ele tem desenvolvido como gerente geral são o senso de prioridade; tomada de decisão; multitarefas e motivação da equipe. E, o principal, a habilidade de planejar e ter foco nos resultados.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail