Carreira e Educação

Amizade no trabalho beneficia funcionários e gestores

Da Redação
20 de julho de 2019

Sabemos que um bom ambiente de trabalho mantém os funcionários engajados e produtivos, além de torná-los defensores de suas organizações. Dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo, e a Robert Half dá dicas de como cultivar amizades no trabalho e como o gestor pode incentivar um ambiente propício.

Leia também:

Ter amigos no trabalho pode ajudar sua carreira

Uma pesquisa da Robert Half e Happiness Works (Chegou a hora de ser feliz no trabalho), com mais de 23 mil colaboradores em todo o mundo, mostrou que a amizade é muito importante durante o expediente. 86% dos entrevistados se dão bem com as pessoas de sua equipe imediata, 70% acreditam que as equipes dentro de sua organização, em geral, trabalham bem juntas, e 62% tem bons amigos no trabalho.

Crédito: Shutterstock

“Uma empresa que incentiva relações de amizades entre os colaboradores transmite uma imagem positiva interna e externamente, reforçando sua reputação corporativa, além de se tornar atrativa para novos talentos”, explica Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half.

Veja cinco dicas para cultivar amigos no escritório:

Mostre empatia
Tente entender seus colegas de trabalho, suas principais habilidades e motivações, bem como seus aborrecimentos e pressões no dia a dia da empresa. Compreendendo melhor seus sentimentos, necessidades e obrigações, você provavelmente reforçará sua credibilidade como um membro confiável da equipe e se tornará um colaborador de referência.

Junte-se ao clube
Participe ativamente de atividades de formação de equipes, eventos sociais, ligas esportivas e grupos de interesse organizados por sua empresa e seus colegas.

Surpreenda-se com bondade
Atos aleatórios de bondade oferecem benefícios para todos. De acordo com pesquisadores americanos, praticar ações generosas podem diminuir seus níveis de estresse e melhorar a saúde mental. É um ganha-ganha para todos.

Definir limites
Estabeleça diretrizes claras com os amigos do trabalho sobre como manter as informações pessoais em sigilo. E não deixe que brincadeiras amigáveis atrapalhem a sua produtividade ou de seus colegas.

Elogie (e seja elogiado)
O feedback positivo é como uma mola propulsora para as pessoas. Um simples “Obrigado por fazer um ótimo trabalho!” pode ajudar muito a elevar a felicidade e construir relações de trabalho mais fortes.

E, para os gestores, a Robert Half listou cinco dicas para incentivar a amizade corporativa.

Construa um sistema de suporte
Crie oportunidades para os funcionários interagirem durante o horário de trabalho e fora do escritório também. Assim, é possível incentivar e despertar novas amizades.

A percepção é fundamental
Durante as entrevistas com os candidatos, destaque aspectos de sua cultura corporativa e busque pontos de adequação no candidato. De acordo com o 8º Índice de Confiança Robert Half (ICRH), esse é o aspecto que mais chama a atenção de 33% dos recrutadores em um processo seletivo.

Não eleja favoritos
Os gerentes devem fazer questão de tratar todos os funcionários de forma justa e ter uma atitude amigável em relação a todos, para que ninguém se sinta excluído.

Tecnologia a favor da equipe
Com as novas relações flexíveis de trabalho, como o modelo remoto, explorar tecnologias como Skype, Google Hangouts, Zoom, Basecamp e Slack podem fornecer formas eficientes e em tempo real de colaboração, conhecendo-se melhor e facilitando um trabalho melhor equilíbrio de vida.

Lidere pelo exemplo
Em reuniões, chame exemplos brilhantes de colaboração, assistência e apoio. Os funcionários muitas vezes observam e imitam seus líderes, portanto, ao estabelecer um tom positivo (e aumentar o moral!), Você ajudará a promover uma cultura no local de trabalho que valorize a cooperação, a empatia e a inovação.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


fake rolex