- Acreditar que ações pontuais podem motivar alguém, como prêmios ou dinâmicas de grupo. As boas práticas devem existir no dia a dia do profissional.
- Usar o dinheiro como motivador. O salário pode atrair os profissionais, mas a retenção é feita com uma boa liderança.
- Usar pressão ou controle sobre as pessoas para obter resultados. Isso as faz trabalhar mais e melhor, mas apenas quando o gestor está olhando.
- Apontar apenas os erros dos funcionários, e nunca os acertos. Muitos gestores pensam que elogiar os funcionários os deixará mais acomodados. Na realidade, o elogio é uma ferramenta importante.
- Pensar que apenas a liderança deve saber os rumos estratégicos da empresa. Quando todos conhecem as decisões, têm mais facilidade de se comprometer.
- Não ouvir os funcionários. Por medo de perder o controle, muitos gestores não estão abertos a ouvir. Ao ser ouvido, o profissional sente-se respeitado e parte de um time.
- Realizar ações iguais para todos. Pagar um MBA pode ter grande valor para um jovem no início da carreira, mas não surtir efeito em um profissional mais experiente.