Gestão

Aumente a retenção de talentos em sua empresa

Da Redação
15 de janeiro de 2019

Uma das principais preocupações das empresas é com relação à retenção de talentos. Manter na empresa um funcionário dedicado, de alta qualidade profissional é um dos grandes desafios.

Leia também:

Dicas para retenção de talentos na sua empresa
Como a tecnologia auxilia empresas na retenção de talentos

O ManpowerGroup, empresa de recrutamento e seleção, listou 6 passos para ajudar as organizações a aumentar a retenção de talentos e como essas dicas podem mudar a forma como o empregador lida com seus colaboradores, fazendo com que se atinja melhores resultados.

“Aumentar a retenção de talentos nas organizações se torna uma tarefa realizável com quando se tem direcionamentos. Essas dicas, se colocadas em prática, além de aumentar a retenção de talentos, irá melhorar o clima organizacional da empresa”, comenta Wilma Dal Col, diretora do ManpowerGroup.

Crédito: Freepik

Ter um plano de carreira
O plano de carreira deve ser visível e atingível para o colaborador. Isso motiva o funcionário e traz transparência à relação de trabalho, gerando confiança e foco.

Observar remuneração e benefícios
Ninguém se empenha por um baixo retorno. Observe se a remuneração e benefícios oferecidos estão compatíveis com as melhores práticas do mercado.

Investir em qualificação
Mais qualificação significa maior produtividade. Pesquisas apontam que funcionários de alta performance em cargos maiores alcançam resultados até 8 vezes melhores.

Nutrir a comunicação aberta
O Brasil é um dos campeões em rotatividade, com índice de 38,5%, de 2016, segundo cálculos feitos com estoque de emprego celetista da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e os registros de admitidos e desligados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A comunicação aberta com os funcionários podem melhorar esse quadro. Isso permite que o colaborador se sinta valorizado e humaniza as relações de trabalho.

Utilizar o potencial dos colaboradores
Se um determinado funcionário exerce melhor certas funções, por que não explorar isso de forma benéfica ao colaborador e à empresa? O propósito é criar um ciclo virtuoso de crescimento propenso a aumentar a retenção de talentos.

Realizar pesquisas de clima organizacional
Incentive a emissão de opiniões sinceras e realistas sobre a experiência laboral por meio de uma pesquisa com respostas anônimas. Assim, ninguém se sente constrangido e você descobre o que precisa melhorar para diminuir a rotatividade.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail