Livro

Como a intuição e a criatividade ajudam na tomada de decisão

de Redação em 14 de setembro de 2017

Autoras mostram como esses dois componentes pesam nas grandes empresas

Com o freio na economia e a previsão de um cenário ainda instável para os próximos meses, a palavra de ordem para empresas e profissionais é cautela. Escolher, tomar uma decisão, pede muito mais atenção e recursos além do racional. Mas como ser coerente e assertivo além do “sim” ou “não” e das incontáveis análises, projeções de cenário e pesquisas de mercado? Ana Abrantes e Stela Maria Sanmartin respondem no livro “Intuição e criatividade na tomada de decisão”.

No título, lançado pela Trevisan Editora, as autoras abordam o potencial de uso da intuição em ambientes de trabalho pautados pela racionalidade e explicam que, apesar de as pessoas afirmarem reconhecer o valor da intuição, têm pouca segurança para explorá-la e pouca liberdade para tratar dela abertamente. Como consequência, a habilidade acaba sendo comumente utilizada em silêncio e pouco desenvolvida por não permear as interações sociais e, assim, ter a espontaneidade de seu uso.

“Em tempos de crise, é muito importante sermos intuitivos, pois as seguranças são abaladas e é exatamente nesse momento que precisamos nos reinventar para gerar respostas diferentes das conhecidas. A intuição, anterior ao insight, vem a favor da criatividade e é uma forte aliada dos processos criativos que originarão as inovações”, comenta Stela.

O livro permite compreender como o exercício da criatividade pode aprimorar a intuição e como ela pode alimentar a criatividade, num círculo de contribuições recíprocas. “O propósito do livro é despertar profissionais, dentro e fora das empresas, para o poder intuitivo, facilitando o seu acesso e seu uso na vida diária profissional”, completa Ana.

Ainda segundo as autoras, a intuição é outra forma de pensar, mais ligada ao sentir. Ela está vinculada com o saber sensível, mais profundo, com as sutilezas que indicam caminhos diferentes daqueles relacionados ao pensamento rápido, que nos leva a respostas já conhecidas ou mais óbvias.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail