Gestão

Como engajar o candidato na etapa presencial do processo seletivo

As empresas precisam ser atraentes em todos os momentos – desde a hora de mostrar os atributos da marca e as informações da vaga, até o momento de contratação

de Redação em 6 de agosto de 2018

Por Janaina Nunes

Nos dias atuais ainda observamos que muitos recrutadores encontram dificuldades na hora de ter um alto índice de candidatos presentes, seja nas etapas de dinâmica de grupo ou entrevistas presenciais. Para auxiliar a área de recursos humanos das empresas, levantei algumas dicas que podem apoiar no momento da convocação dos selecionados para os processos seletivos.

O engajamento do público continua após o período de inscrições da vaga
As empresas precisam ser atraentes em todos os momentos – desde a hora de mostrar os atributos da marca e as informações da vaga, até o momento de contratação dos próximos profissionais que entrarão na empresa. Por muitas vezes, alguns candidatos desistem de participar das etapas seguintes dos processos seletivos por não se sentirem 100% atraídos.

Programe a convocação com alguns dias de antecedência
Um candidato pode participar simultaneamente de mais de um processo seletivo, então para que possa se programar e comparecer é importante avisar com cerca de três dias de antecedência, para que o mesmo possa se organizar e evitar faltar. Muitas vezes os candidatos têm interesse em participar, mas terão que fazer algumas escolhas se tiver mais de um compromisso previsto para o mesmo dia.

O modo de entrar em contato com os selecionados
Hoje em dia, a melhor forma de entrar em contato com os candidatos é por meio de e-mail para comunicar a aprovação para a etapa seguinte. Ações complementares como telefonema e envio de SMS/WhatsApp são bem-vindos para reforçar data, horário e local da avaliação para os candidatos.

Se for ligar, pense nos melhores horários
De acordo com o perfil que sua empresa busca, se for um estagiário é importante atentar-se ao melhor horário para entrar em contato. Por exemplo: se for um universitário que estuda no período da manhã, programe um telefonema para o período da tarde e caso não atenda uma vez, não desista de cara do candidato: dê mais uma chance e retorne à ligação dentro de algumas horas.

Ainda sobre o telefonema, seja claro e tenha total entendimento sobre a vaga em questão
Muitas vezes os candidatos podem ter dúvidas e quanto mais precisão nas suas respostas, mais seguro e convencido ele se sentirá para comparecer em sua avaliação presencial.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail