Gestão

Como escolher o candidato ideal para a sua empresa em 2019

Buscar um candidato ideal no ano que vem pode ser tarefa determinante na contribuição do desenvolvimento da organização

de Redação em 26 de dezembro de 2018

Aumentar o quadro de funcionários exige habilidade e organização das empresas. Com 12,4 milhões de desempregados, de acordo com o levantamento divulgado pelo IBGE em novembro, e com projeções de crescimento para a economia brasileira, buscar um candidato ideal no ano que vem pode ser tarefa determinante na contribuição do desenvolvimento da organização.

Algumas dicas são fundamentais para escolher o candidato ideal para as vagas que a empresa pretende preencher. De acordo com o diretor-geral da People+Strategy, João Roncati, a principal delas é considerar que o candidato que aparece com todas as qualificações “dos sonhos” no perfil nem sempre é aquele que conseguirá se encaixar com a proposta da empresa.

Leia também:

Como entrevistar melhor os candidatos
Quatro etapas para encontrar os melhores candidatos do mercado

Crédito: Freepik

“O candidato precisa estar aliado à cultura do seu negócio. Há um senso entre os empreendedores de que aquele que frequentou a melhor faculdade ou teve a melhor experiência será, invariavelmente, o funcionário perfeito. Precisamos desmistificar esse critério”, avalia João. Essa é uma forma mais precisa de avaliação dos candidatos, considerando que 2019 será um ano de desafios e de força de crescimento para empresas nacionais de vários setores.

“O ano será um reflexo dos ajustes internos feitos em 2018 e nos outros anos. Por essa razão, é preciso que cada empresário tenha ao seu lado funcionários excelentes, qualificados e que sejam mais que um currículo cheio. É preciso, de fato, escolher quem está predisposto a incorporar a missão e a visão do negócio.”

Assim, 3 dicas devem ser levadas em conta pelos empreendedores para as contratações 2019:

Estar atento ao perfil do candidato: ele tem a ver com o da organização?
Depois de rastrear os candidatos que têm mais afinidade com a vaga, entender qual é o perfil dele e se há semelhança com a cultura da empresa é o segundo “pente fino” da contratação ideal. Esse é princípio do “fitculture”, um conceito cada vez mais usado no mundo corporativo: se o candidato não tem o “encaixe” certo com a cultura organizacional, é hora de ver mais opções.

Aproveite a tecnologia para ir atrás do candidato mais eficiente
Redes como o LinkedIn, grupos de interessados por um mesmo assunto ou setor de atuação da sua empresa e portfólios online são ferramentas que ajudam no processo de recrutamento de novos colaboradores. Se você ainda não usa esses recursos para selecionar os novos funcionários, esta é a hora de explorá-los.

Não deixe de olhar para dentro da empresa
Por vezes, as responsabilidades que um funcionário tem estão aquém do compromisso que ele já tem com a empresa. Esteja atento aos talentos que você já possui dentro da organização. Um novo ano é o período perfeito para reconhecê-los.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail