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Como melhorar a comunicação entre gestores e colaboradores em 2021

Uso de indicadores estratégicos, plataformas multimídias e comunicação focada em saúde são dicas para melhorar a comunicação interna

Ficam cada vez mais evidentes em 2021 as mudanças que 2020 trouxe para o Brasil e o mundo. A digitalização dos processos foi um dos fatores que se destacou positivamente neste ano, seja no âmbito do trabalho, da educação, da saúde ou até mesmo da alimentação. Segundo o presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, a pandemia impulsionou a digitalização do consumo no país, fazendo com que os brasileiros perdessem o medo da intermediação digital, tanto para compras online quanto para o trabalho remoto.

De acordo com pesquisa da ISE Business School, no início da pandemia, cerca de 51% das empresas não estavam preparadas para trabalhar em home office, mas após o choque da crise sanitária e do isolamento social, 80% dos gestores aprovam o modelo. O mesmo estudo ainda revela que o modelo, mais flexível, melhora a produtividade dos colaboradores, a autodisciplina e a confiança dos líderes em cada membro da equipe.

Neste cenário, uma questão que vem se mostrando extremamente necessária é o papel do profissional de comunicação dentro das empresas. Mais do que nunca foi preciso que os comunicadores fizessem parte da tomada de decisões estratégicas do meio corporativo e fossem o ponto de ligação entre os setores mais importantes da empresa e os colaboradores, mostrando-se um elemento prioritário para as operações das companhias.

Para nos prepararmos para manter equipes engajadas e impulsionar o desempenho, é importante observar as tendências inauguradas durante o último ano e aquelas que devem se intensificar para 2021.

  • Inovação e valorização da Comunicação Interna

Com o surto de Covid-19, empresas e colaboradores compreenderam a necessidade de uma comunicação interna de qualidade e assertiva. Uma pesquisa feita pela Gatehouse, da Gallagher Comunicação, com mais de mil empresas em 45 países revela que 83% delas já mantém um colaborador dedicado na função de comunicação em sua organização, o que indica boas intenções das companhias de profissionalizar a atividade e garantir que ela não seja deixada à margem.

Isso explica o aumento na valorização da área enquanto ferramenta para melhorar os fluxos de trabalho. Esse reconhecimento aconteceu tanto por meio da inovação por parte de organizações que não valorizavam essa atividade, quanto pelo aperfeiçoamento daquelas que já investiam em CI.

Em meados de março de 2020, as rotinas de trabalho precisaram mudar drasticamente e as empresas que já trabalhavam seus fluxos de comunicação e contavam com planos de contingência de crise conseguiram fazer a adaptação de maneira muito mais suave. Os colaboradores já conheciam os canais corretos onde deviam buscar informação e essas organizações tiveram a oportunidade de conhecer os benefícios de uma estratégia contínua.

Já aquelas que ainda não estavam preparadas, perceberam o gap na interação com os funcionários e compreenderam que, atualmente, não é viável contar apenas com o contato presencial para construir um relacionamento com o time.

  • Comunicação: a chave para o trabalho remoto

Apesar de muitas empresas estarem ansiosas pelo retorno total das atividades presenciais, é indiscutível que o home office veio para ficar, já que, com o isolamento social, diversas instituições passaram a enxergar a modalidade remota com outros olhos. Além de retirar o estigma a respeito da produtividade, que em muitos casos foi mais alta no trabalho remoto do que era no presencial, ela apresenta vantagens financeiras, uma vez que as empresas conseguiram continuar funcionando mesmo longe de suas estruturas físicas, robustas e caras.

No entanto, quando excluímos o fator “ambiente” da equação, precisamos acrescentar novas estratégias capazes de gerar o mesmo nível de interação a distância. É quando entra a comunicação interna, desenvolvendo novas estratégias que fomentem o engajamento por meio de novos canais digitais que cheguem a todos sem distinção.

  • Aumento da presença digital

A flexibilização do trabalho presencial somada ao modelo remoto impõe que os fluxos comunicacionais sejam transportados para o mundo virtual. Isso se aplica aos canais de comunicação, às ferramentas de interação entre equipes e às soluções para gestão de projetos e de acompanhamento de tarefas.

A pesquisa da Gatehouse mostra que as plataformas que permitem mensagens por dispositivos móveis e compartilhamento de vídeos e fotos, por exemplo, são muito aceitas pelos colaboradores. Cerca de 85% das empresas as veem como positivas.

  • Presença de indicadores estratégicos

Essa não é uma tendência nova, mas ela deve ganhar mais destaque no próximo ano. Os dados têm o poder de trazer uma visão estratégica para a área de CI, trazendo insights a respeito dos pontos fortes da comunicação e oportunidades de aprimoramento. A distância torna a análise de indicadores muito mais relevante, uma vez que mensurar a performance de uma ação de comunicação se baseando na observação já não é mais possível. Essa nova maneira de analisar a comunicação interna deve continuar trazendo muitos benefícios em 2021.

  • Comunicação em prol da saúde dos colaboradores

Por fim, é importante pontuar outro assunto que esteve presente no mundo corporativo durante esse ano: o bem-estar dos funcionários. A comunicação interna pode ter um papel mais ativo no acompanhamento da saúde física e mental dos colaboradores, criando espaços para diálogo, fomentando conteúdos sobre prevenção de doenças e até mesmo, em parceria com a área de Recursos Humanos, oferecendo suporte aos colaboradores que precisam de apoio profissional.

Desde sua fundação, o Comunica.in encoraja a transformação da área pautando temas sobre mensuração, inovação e principalmente a transformação digital. Por isso, oferecemos seis canais digitais totalmente mensuráveis e integrados para empoderar os profissionais de CI e simplificar rotinas operacionais. Por tudo exposto, acreditamos que 2021 tem um grande potencial para ser o ano de ouro da comunicação interna.

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Felipe Hotz

Felipe Hotz, fundador e CEO do Comunica.In, é empreendedor com 10 anos de experiência na área de Comunicação Interna e Endomarketing. Em 2017, desenvolveu a startup para transformar a comunicação das empresas com o uso de inteligência de mercado e tecnologia. A plataforma já beneficiou grandes instituições, como Tok&Stok, Volvo, ViaVarejo, Bayer e Electrolux.