Gestão

Comunicação para quebrar paradigmas

É fundamental evitar a falta de comunicação ou o diálogo unilateral, pois sem a participação dos funcionários não é possível fazer a mudança

Da Redação
26 de outubro de 2018

O agravamento da crise econômica e a falta de perspectiva de retomada de crescimento levam muitas empresas a reduzirem investimentos e a fazerem mudanças significativas nos processos de trabalho, envolvendo funcionários, estratégias, layout etc. Essas modificações exigem um alinhamento na comunicação entre todos os envolvidos, para contornar as resistências naturais.

Crédito: Freepik

De acordo com a coach Eliana Dutra, CEO da Pro-Fit, recentes dados divulgados no mundo corporativo preveem cortes de bilhões de reais em 2016, o que pode gerar um clima de tensão tanto nos líderes quanto nos funcionários e resistências aos processos de mudança.“Isso é perfeitamente normal, pois a natureza humana estranha tudo que é novo”, explica Eliana, acrescentando que tudo isso não só atrapalha a produtividade como também gera aumento de custos e de retrabalho.

Segundo ela, para isso, é fundamental evitar a falta de comunicação ou o diálogo unilateral, pois sem a participação dos funcionários não é possível fazer a mudança. “Por exemplo: quando uma empresa decide uma alteração do seu layout, muitos questionam por que mudar se tudo estava bem como antes. Dessa forma, é fundamental que o gestor transmita informação sobre as mudanças de forma estruturada, clara e direta, explicando o papel de cada um no novo escopo de trabalho e, principalmente a razão de ser da mudança”, afirma, acrescentando que a visão que os funcionários têm para a organização não deve ser subestimada.

A especialista alerta, ainda, que não basta apenas passar a informação para os colaboradores com as alterações que serão feitas, sejam de processos ou estrutura. É necessário atenção também com a forma de comunicar, ou seja, garantir que o veículo, a linguagem e o momento sejam adequados para que os funcionários entendam a mensagem e que haja espaço para a discussão de forma que não haja margem para dúvidas. “Os setores responsáveis pela comunicação das empresas precisam se reinventar, utilizando novas ferramentas tecnológicas de diálogo, como as mídias sociais, e um discurso de mão dupla para que ambos os lados, líder e empregados, tenham o poder da palavra”, diz.

Por fim, a coach ressalta que é possível perceber que a comunicação atingiu o seu objetivo quando a equipe começa a enxergar a mudança da mesma forma que seu líder, entendendo que as modificações são necessárias e seus motivos. “Quando se atinge esse nível de compreensão, os colaboradores ampliam a visão que têm da empresa e dos negócios e há um aumento significativo no engajamento”, conclui.

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