Cresce busca por cursos de Design Thinking no Brasil

Da Redação
6 de fevereiro de 2019

As mudanças pelas quais o mundo está passando evidenciam a necessidade de inovar para lidar com o contexto incerto e complexo do mercado, sempre pensando de forma mais estratégica para se destacar no universo corporativo. E esse é um dos motivos que fizeram com que, em 2018, a abordagem de Design Thinking registrasse um boom no mercado brasileiro, com cada vez mais empresas aderindo ao modelo.

Crédito: Shutterstcok

Somente no último ano, o crescimento da busca por cursos no Laboratório de Inovação da Echos, por exemplo, registrou um aumento de 31,4% nos cursos abertos, em comparação com 2017. No mesmo período também houve crescimento de 30% dos cursos in company, o que mostra cada vez mais as companhias buscando desenvolver essas habilidades em seus colaboradores para se diferenciar no mercado.

Isso acontece porque existe uma mudança de valores sociais, rompimento de padrões de consumo e interação, problemas ambientais e sociais, além de mudanças políticas e de representatividade, que envolvem muitas questões complexas dentro das corporações e também para os profissionais.

Segundo Mário Rosa, sócio da Echos, o Design Thinking se mostra um caminho importante e assertivo nestes casos, pois permite que os desafios sejam abordados pela ótica de quem mais importa: de quem é impactado pelo problema. “O Design Thinking extrapola o objetivo de desenvolver soluções inovadoras e com aspecto humano no presente para também projetar o futuro e encontrar solução para os problemas que ainda nem existem por meio da multidisciplinaridade e colaboração”, completa Rosa.

Vale destacar ainda que as empresas estão ampliando o investimento em capacitação e inovação, buscando sprints e jornadas mais longas de educação, e não mais em cursos pontuais. “A Echos é pioneira no Brasil a falar sobre futuros desejáveis. Somos protagonistas de um assunto que começa a surgir agora em outros países e, por isso, realizamos eventos e estamos formando uma verdadeira comunidade global de inovadores, por meio de ações como por exemplo, a DT Conference”, finaliza o sócio.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail