Gestão

Cuidar do time

Desenvolver a equipe é o principal desafio dos líderes no Brasil

Da Redação
24 de julho de 2018

Em tempos de escassez de profissionais qualificados, investir tempo e recursos no desenvolvimento da equipe é uma estratégia eficiente para companhias que desejam elevar a qualidade de seus produtos e serviços, ganhar em produtividade e, consequentemente, se manterem competitivas no mercado. Porém, a missão de desenvolver o time é apontada como o principal desafio do próximo ano (2018) para 33% dos 148 líderes brasileiros entrevistados pela Integração Escola de Negócios, em julho de 2016. 

“Todo líder tem ciência de que o foco nas pessoas deve ser prioridade entre suas atribuições, mas a pressão diária por resultados, aliada à falta de planejamento das ações, faz com que ele passe o dia em busca de resultados”, explica Fernando Cardoso, sócio-diretor da Integração Escola de Negócios. De acordo com a pesquisa Perfil da liderança no
Brasil, o tempo das lideranças é prioritariamente ocupado pela rotina (33%), seguida por urgências (26%). Ações relacionadas a pessoas e a planejamento são citadas em terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Com relação à administração do próprio tempo, a pesquisa evidencia que 37% dos líderes entrevistados estão atentos a esse ponto de melhoria. Entre outras oportunidades de aprimoramento na função citadas, também estão o empenho para sair do operacional, formar sucessores e desenvolver a equipe.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Confira alguns dos resultados da pesquisa Perfil da liderança no Brasil:

Desafios no cargo
Desenvolver a equipe                 33%
Gestão de mudança na área      21%
Implementar melhorias             19%

Como distribui o tempo na liderança (atividades)
Rotina         33%
Urgências   26%
Pessoas       22%
Futuro         19%

Oportunidade de melhoria pessoal
Administrar melhor o tempo      37%
Sair do operacional                       32%
Formar sucessores                        22%
Desenvolver a equipe                   22%

Oportunidades de melhoria das lideranças da empresa
Comunicar a estratégia                         31%
Formar sucessores                                28%
Alinhar os objetivos estratégicos       25%
Dar e receber feedback                         24%

Competências que consideram importantes para atingir os resultados organizacionais
Comunicação                     51%
Gestão de pessoas             41%
Foco em resultados          39%
Trabalho em equipe         34%

Como descreve o relacionamento entre os líderes da empresa
Colaborativo        32%
Amistoso              28%
Operacional         22%
Complexo             20%

Como classifica o relacionamento com o RH
Apoio            45%
Distante       29%

Conteúdo publicado na edição de Agosto/2017, da Revista Melhor

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