Gestão

Dicas para melhorar o engajamento dos funcionários com tecnologia

Apostar em espaços digitais é uma tendência cada vez mais obrigatória para aumentar a produtividade dos colaboradores e garantir uma gestão de qualidade

de Redação em 24 de setembro de 2018

É inegável que o impacto de novas tecnologias nas empresas é cada vez maior e, nisso, nem o RH pode ficar para trás. Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo é preciso estar sempre atento às inovações para acompanhar as novas técnicas de gestão.

Segundo o relatório de Tendências Globais de Engajamento dos Funcionários 2018 da Aon, em um estudo realizado em mais de 8 milhões de colaboradores em mais de mil empresas pelo mundo, mais de 30% deles não estão realmente engajados. Isso impacta completamente sobre o que eles mesmo pensam e falam sobre a empresa, se querem permanecer e principalmente, se estão empenhados. E um dos caminhos para turbinar essa interação é causando uma revolução digital no modo de fazer gestão.

A nova onda dos digital workplaces, ou espaços digitais corporativos integrados, trouxe novas formas de aumentar a produtividade e estimular o engajamento de colaboradores. É pensando nesta conexão dos usuários com uma empresa, que se torna cada vez mais necessário investir em tecnologias emergentes nos espaços corporativos, como sites, portais de negócios e de relacionamento, intranets, aplicativos e outros. Mas em quais delas apostar? Adriana Menescal, sócia-fundadora do estúdio de soluções digitais Sirius Interativa, separou algumas dicas de estratégias para você obter o quanto antes mais engajamento, produtividade e otimização de investimentos. Confira!

Avaliar a jornada dos funcionários
Avaliar o dia a dia dos funcionários vem se tornando uma importante ferramenta de gestão corporativa. Acompanhar e mapear todos os pontos de interação de um funcionário com a empresa permite identificar novas necessidades e escolher as tecnologias mais adequadas para tornar o seu dia a dia mais produtivo e efetivo. “Hoje, a tecnologia permite uma maior mobilidade, mas, ao não conhecer profundamente as jornadas dos funcionários, não se pode escolher com segurança as ferramentas mais adequadas para cada momento. Um usuário pode estar sempre externo e outro passar parte do tempo em reuniões longe da sua estação de trabalho. As ferramentas convencionais acabam não atendendo a este novo padrão de mobilidade”, afirma Adriana Menescal.

Implementar ferramentas de colaboração em tempo real
Uma forte tendência é a incorporação de aplicativos de colaboração corporativa dentro do modelo de uma intranet expandida. Elas já são utilizadas há algum tempo por grandes corporações, mas com o tempo elas foram incorporando novos recursos permitindo o acompanhamento de projetos, a colaboração remota, a geração de relatórios de atividades e a gestão compartilhada e centralizada de documentos. Oferecem flexibilidade, facilitam o engajamento a aceleram a comunicação entre usuários internos e mesmo com clientes e parceiros. “No modelo de espaços digitais integrados, um APP de colaboração integrado a própria intranet corporativa facilita o acesso e compartilhamento de informações. Esta integração permite que os dados gerados possam alimentar outros sistemas corporativos facilitando a distribuição e retenção de conhecimento”, diz a sócia-diretora da Sirius Interativa.

Desenvolver aplicativos e loja de APPs corporativos
Um dos pilares do conceito de digital workplaces é a expansão de modelo de intranets, tanto do ponto de vista de acesso, além das fronteiras da empresa, quanto dos modelos de interação. Por isso, uma opção é investir em aplicativos de uso corporativo. A loja de APPs corporativa pode oferecer uma experiência mobile mais conveniente e efetiva ao profissional em movimento, mas permite, ao mesmo tempo, uma integração com a plataforma corporativa para a consulta e recuperação de dados. “A fronteira entre o uso de dispositivos pessoais e corporativos fica ainda mais difusa quando olhamos o padrão de uso de APPs nas empresas. Os usuários acabam usando os recursos mais adequados para o trabalho sejam eles chancelados ou não pela empresa. A criação de lojas de APPs corporativos atende essa demanda dos usuários e oferece maior controle e segurança as organizações”, diz Menescal.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail