Entrevista

Digitalizar para aproximar

O diretor de Relações de Trabalho da Vivo conta como a companhia vem minimizando os impactos da pandemia na vida dos 33 mil funcionários

Desde que o anúncio da quarentena foi feito no país, a Vivo agiu rapidamente. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, fez o deslocamento de cerca de 20 mil funcionários do escritório para o home office. Uma transição complexa, considerando que a área de call center também foi para casa.

À frente dessa mega operação está Luiz Cláudio Xavier, diretor de Relações de Trabalho da Vivo.

“Adotamos uma série de iniciativas para minimizar os impactos dentro da companhia. A conexão é essencial neste momento. Tudo está conectado pela rede das operadoras e, mais do que nunca, estamos usando a tecnologia para aproximar as pessoas”, resume.

Sobre as medidas tomadas para a reorganização das rotinas em função da quarentena e as estratégias para manter os líderes seguros e as equipes unidas, mesmo distantes, o diretor conta a seguir. E adianta: “Sempre levamos em consideração saúde, segurança, bem-estar e continuidade do negócio”.

Xavier, da Vivo, sobre a pandemia: “Reagimos rapidamente e estruturamos nossas frentes, com clareza de objetivo”

O que os líderes estão fazendo para manter seus times coesos, estando em esquema de home office?

Nossos líderes estão mantendo um diálogo contínuo com suas equipes para perceber como estão, não só do ponto de vista operacional, mas principalmente emocional. Muitos utilizam práticas ágeis de gestão, como a adoção de escritório virtual com encontros via daily e weekly.

O RH está oferecendo treinamento e/ou suporte para a liderança nesse período?

Oferecemos indicações de cursos on-line da própria Academia de Líderes da empresa nas áreas de liderança e digital e cursos virtuais gratuitos de grandes instituições sobre criatividade, felicidade, inteligência emocional, entre outros. Na prática, considerando a nova rotina de estarmos de trabalho remoto todos os dias, nossos líderes estão exercendo a gestão remota num intensivão. Apoiamos nossos gestores com playbooks de gestão remota.

Qual é o maior desafio do RH para atravessar a pandemia?

Mais do que nunca, a área de Pessoas precisa ter uma postura de protagonista e acreditamos que isso vai se solidificar daqui para frente. A nossa jornada tem sido de estabelecimento da relevância e importância da área de Pessoas com muito protagonismo, mas acima de tudo com abertura para o novo.

A nossa jornada de transformação, nossa e da empresa, nos preparou para esse momento, que não imaginávamos. E, no cenário atual, soubemos reagir principalmente porque reforçamos nossos processos de planejamento, leitura de cenário, foco, priorização e resolutividade.

Saúde, segurança, bem-estar, continuidade do negócio, análises colegiadas e decisões maduras. Sentimos o impacto de termos a confiança da alta liderança, o reconhecimento dos líderes e engajamento das equipes.

Como cuidam dos colaboradores, do ponto de vista da saúde mental?

A Vivo sempre se preocupou com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. E, durante a pandemia provocada pelo Coronavírus, a empresa redobrou os cuidados e tem adotado uma série de iniciativas para assegurar que seus colaboradores atravessem esse período com qualidade de vida.

Oferecemos para nossos colaboradores e dependentes do plano de saúde o serviço de Pronto Atendimento Virtual-Telemedicina para realizar consulta on-line, por uma equipe médica especializada, onde estiver e a hora que precisar.

Além da Telemedicina, a Vivo possui o programa “Conte Comigo” para atendimentos relacionados a aspectos sociais, psicológicos e psicopedagógicos. O programa é válido para colaboradores e dependentes. Só é preciso ligar em um 0800 para utilizar o serviço.

A Vivo também preparou uma programação especial para ser veiculada no Workplace by Facebook – rede social interna da empresa, com lives de especialistas, abordando diversos temas, como dicas de como conciliar filhos e home office, criatividade em tempos de isolamento e como lidar com a solidão em tempos de quarentena.

Uma curadoria de conteúdos sobre melhores técnicas e ferramentas para aumentar a produtividade enquanto os colaboradores trabalham de casa também está sendo realizada, com atualizações duas vezes por semana, para tornar o assunto vivo e renovado.

Incluíram benefícios nesse período de quarentena?

Nós oferecemos a opção para nossos colaboradores solicitarem a alteração do vale-refeição (VR)  e receber o próximo crédito de forma integral no cartão de vale-alimentação (VA).

Essa foi mais uma medida da empresa para nossos colaboradores durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Como estão se preparando para a volta pós-pandemia? O que deverá mudar daqui para frente?

Nossa prioridade são as pessoas: nosso time, clientes e todos os nossos parceiros. Não temos uma data para que todos voltem aos escritórios e estamos seguindo as orientações da OMS, Ministério da Saúde e das autoridades locais.

O que sabemos é que tudo será diferente do que é hoje. As relações de trabalho e as pessoais vão mudar e a tecnologia vai continuar sendo um dos meios mais eficazes de ligar as pessoas. Vamos digitalizar ainda mais o país para aproximar pessoas, oportunidades, entretenimento, serviços, negócios e muito mais. [Inês Pereira]

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