Painel de Negócios

Entrevistas ao alcance de um clique

Confira a experiência digital da ferramenta de Video Entrevista, com uso de inteligência artificial na seleção de candidatos

Da Redação
3 de outubro de 2018

Fomentar a cultura digital na empresa, diminuir os custos, simplificar o processo de recrutamento e seleção e ainda de quebra conseguir mensuração desses resultados. Esse é o tipo de experiência que a VAGAS.com oferece aos recrutadores que utilizam as ferramentas integradas da empresa. 

“O RH vem sendo protagonista da transformação digital nas organizações. Para tanto, a área investe no uso de tecnologias usuais no cotidiano das pessoas, de modo a empoderar a tomada de decisão na busca por melhores resultados”, observa Fabíola Melo, especialista de MKT de produto da VAGAS.com.

Levar a experiência digital que vivemos no nosso dia a dia para o mundo do R&S foi a última inovação da VAGAS.com. Com o recém-lançado produto Vídeo Entrevista, o recrutador pode entrevistar diversos candidatos sem que eles precisem se deslocar até o local da entrevista. Utilizando qualquer device o candidato grava sua entrevista, com perguntas, tempo e palavras-chave previamente delineadas pelos recrutadores, e tem sua pontuação ranqueada com a ajuda da inteligência artificial.

“Sem complicações, a proposta é recriar a experiência fluida de enviar vídeos, a qualquer hora, para amigos pelo
celular também para questões profissionais”, conta Fabíola. Desta forma, ganham o candidato e a organização. O
candidato tem a comodidade de fazer o vídeo no tempo e no lugar onde achar melhor, desde que respeitado o tempo
estipulado do processo. E o RH da empresa, por sua vez terá ganhos de tempo e dinheiro no processo. Não será mais
necessário, por exemplo, investir tempo e alocar equipes de R&S para entrevistados com baixa adesão à vaga; a
tecnologia já faz essa pré-seleção.

Nas palavras da especialista da empresa, a Vídeo Entrevista não é só uma captação do currículo livremente falado. Há uma inteligência artificial que ranqueia o candidato, de acordo com os pré-requisitos dos recrutadores. “Há em
tempo real uma transcrição de áudio para texto do discurso do candidato e a análise de aderência deste com as palavras-chave da vaga com a qual o score é alimentado”, explica.

A especialista observa que essas palavras-chave podem ser, por exemplo, a capacidade analítica do candidato, o
conhecimento dele em algum assunto específico e por aí vai, dependendo do perfil da vaga e da cultura da empresa.
O algoritmo ainda exclui vieses que desabonem a fala do candidato, como o nervosismo, por exemplo.

Mas a avaliação do processo não passa apenas pelo crivo da máquina; o score é uma das triagens, os demais pontos da avaliação, o ranking de estrelas, de 0 a 5, e o de dimensões – comunicação, habilidades e postura, por exemplo – são conduzidos exclusivamente pelo recrutador. “Na VAGAS.com acreditamos muito em prover ferramentas inteligentes para ajudar as empresas a achar a pessoa ideal no tempo certo. Nós pensamos numa ferramenta que, de fato, empoderasse o RH, em especial, a equipe de R&S”, destaca Fabíola.

Vantagens com o processo de Vídeo Entrevista

Possível diminuição do tempo de contratação;
Redução de custos nos processos seletivos;
Pré-qualificação de candidatos para entrevistas finais;
Contratações mais assertivas e possível redução de turnover.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail