Carreira e Educação

Especialista dá dicas para melhorar o currículo nas férias

Da Redação
21 de janeiro de 2019

O início do ano é marcado por férias escolares que, dependendo da instituição de ensino, duram até o fim do carnaval. Além de curtir o verão, os estudantes que desejam ingressar no mundo do trabalho através do estágio ou mesmo pelo programa de Jovem Aprendiz podem aproveitar as férias para montar um currículo campeão.

“Se o jovem ainda não possui experiência profissional mas tem vontade e disposição, com certeza investir tempo em acessar a internet para a realização de cursos a distância é favorecer sua formação com experiência teórica obtendo certificações”, sugere Lilene Ruy, especialista em seleção e recrutamento do CIEE.

Leia também:

A importância do currículo atualizado
Informações confusas em currículos atrapalham recrutadores


Para ela, é um período em que existe boa oferta de vagas, mas também muita concorrência.”Por isso é interessante usar parte do tempo livre das férias para se atualizar e desenvolver atividades que possam te diferenciar dos demais candidatos,”,explica.

Crédito: Pixabay

Voluntariado
Muitos jovens não levam em consideração os trabalhos voluntários na hora de montar um currículo. “A verdade é que experiências sociais e no terceiro setor contam pontos na hora da seleção”, explica Lilene. Aqui vale os trabalhos como tutor escolar, em igrejas, aulas em cursinhos cidadãos e em ONGs. Se quer iniciar um voluntariado e não sabe por onde, o Transforma Brasil é uma iniciativa que te ajudar a encontrar um trabalho que seja a sua cara.

Intensivo de idiomas
Muitas escolas de idiomas e plataformas online oferecem a opção de cursos intensivos de inglês, espanhol e outros idiomas. Esse pode ser um bom momento para iniciar em um novo idioma e alcançar proficiência básica ou mesmo para aperfeiçoar uma língua.

Faça cursos online
Sempre quis aprender programação? Gostaria de usar o Excel como um profissional, ou montar apresentações de Power Point que impressionam? Comece um curso online nas férias e aprenda uma nova habilidade técnica que pode rechear seu currículo. O CIEE Saber Virtual, por exemplo, é uma plataforma que oferece diversos módulos sobre carreira, estágio, programas do pacote Office e muito mais. Tudo de graça, se inscreva.

Participe de eventos
O calendário de eventos começa cada vez mais cedo a cada ano, e para os estudantes de férias, existem opções como feiras de estágios, encontros de startups, treinamentos e hackathons. E o melhor; muitos desses eventos são gratuitos e emitem certificado de participação.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail