my site my site my site
Carreira e Educação

Fim do Horário de Verão e a produtividade

Da Redação
16 de fevereiro de 2019

O Horário de Verão nunca foi um consenso entre as pessoas. Há quem goste daquela uma hora adiantada para aproveitar mais horas de sol, outras se incomodam com o fato de ainda estar escuro quando se levantam pela manhã. Mas o fato é que muitos sofrem com a adaptação nos primeiros dias do novo horário e, no trabalho, a produtividade pode ser afetada.

No próximo domingo, 17, os estados onde a mudança é realizada voltarão ao horário normal e para amenizar os efeitos, algumas ações simples e eficazes podem tornar esse período menos crítico.

Leia também:

Horário de Verão aumenta 5% os índices de ataques cardíacos

Crédito: Freepik

Conhecer em qual período do dia você é mais produtivo pode ser o primeiro passo. Uma forma de descobrir é monitorar o tempo gasto em cada atividade e como se sente enquanto as realiza. Se você foi capaz de trabalhar 90 minutos ou mais em um projeto substancial com pequenas pausas, é um sinal de que você estava em seu pico de produtividade, por exemplo.

Outra forma de deixar a rotina menos desgastante no pós-Horário de Verão é reorganizar a agenda de reuniões e deixar as conversas que necessitem alta concentração para outros dias da semana.

Os colaboradores que sofrem com a mudança não devem começar o dia com tarefas que exijam maior concentração. Se possível, deixe para a terça-feira – é o dia mais produtivo da semana, segundo pesquisa da Robert Half nos Estados Unidos. Use as primeiras horas do dia para arrumar o local de trabalho, limpar a caixa de e-mails ou outras atividades mais leves.

Lembre-se: o nosso corpo se adapta fácil às mudanças e bastam três ou quatro dias para deixarmos de sentir qualquer efeito da alteração do horário.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail
blog.aidol.asia youngteens.net a-coon.com