Tecnologia

Gamificação pode ajudar na performance do colaborador

Da Redação
3 de outubro de 2019

Especialista em desenvolvimento humano fala sobre o poder da gamificação nas organizações para a performance do colaborador

Hoje, um dos maiores desafios das empresas é manter o alto nível de engajamento entre seus funcionários. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa do Instituto Gallup de 2017, somente 15% dos colaboradores em 155 países estão vinculados à organização onde trabalham.

Para mudar esse cenário e proporcionar mais satisfação e sensação de pertencimento para os trabalhadores, que muitas vezes se vêem desanimados, empresas têm investido em jogos, por meio da gamificação.

Leia também:

Gamificação: saia da zona de conforto e crie jogo corporativo

Créditos: Shutterstock

A especialista em desenvolvimento humano Susanne Anjos Andrade, autora do best-seller O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil, explica que proporcionar uma competição saudável, com uma recompensa para aquele que alcançar mais pontos, pode ser uma forma criativa e eficaz de integrar a equipe, já que todos participarão – de diretores a estagiários – e poderão dialogar sobre o tema.

Além de incentivar o trabalho em equipe e a cooperação, as empresas também se beneficiam com esses programas gamificados, já que podem diminuir custos com os colaboradores, que passam a produzir mais de forma natural, sem quererem mudar de emprego a toda hora. “É um benefício moderno e humano, que proporciona pontos positivos para os dois lados”, comenta.

Já existem corporações e startups que criam esses ‘desafios’ para oferecer às corporações, diminuindo o turnover e melhorando a saúde emocional daqueles que se sentem estressados com o trabalho. “Pode ser um programa de atividade física ou de desenho, por exemplo, a ideia é integrar o time de forma prazerosa e desafiadora. A gamificação faz parte de um modelo de gestão humanizada, na qual derrubamos cada vez mais a hierarquia de cargos”, completa a especialista.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


fake rolex