Videoaula em Educação Financeira

acesso cortesia para o RH

A educação financeira vem ganhando espaço dentro do escopo do RH, mas discutida ainda de forma tímida do Brasil. Muitas empresas flertam com o tema, mas seguram iniciativas na área por considerar não ser um problema da organização.

Trabalhamos com este tema na Lab do Valor e no vídeo abaixo, mostramos dados de pesquisas da Global Benefits Attitudes e da FGV. Eles mostram que este deve ser sim um assunto do RH.

2 vezes mais casos de falta de motivação e impacto ainda maior em stress; queda de engajamento, salubridade, falta e grande agravante no Brasil: o custo dessa dívida.

Uma pessoa que começa o ano devendo o valor de 1 salário no cheque especial pode terminá-lo devendo 4 salários somente pela aplicação de juros. Isso se mantiver as demais despesas dentro do que ganha. Dessa forma, em dois anos de dívida subiria para 15 salários. Ou seja, são 15 horas de trabalho por algo que se conseguiria em 1.

O crédito consignado é um benefício que a empresa pode oferecer para atenuar esse custo, porém, é preciso tomar alguns cuidados a seguir:

• O colaborador precisa perceber que o dinheiro abatido na folha de pagamentos faz parte de sua remuneração - ou seja, o seu salário não diminuiu;

• O crédito não pode se tornar um escape recorrente e infinito sem a resolução do endividamento em si;

• O benefício deve ser ofertado sem preconceitos, para que o colaborador não tenha receio de aderir ao mesmo e sair dos altos juros cobrados em outras modalidades;

• Um serviço de orientação financeira voltada a estes colaboradores e a abordagem do tema no exato momento em que o crédito é solicitado (teacheble moment) são soluções pertinentes.

Preencha os campos
abaixo para ter acesso
à cortesia

Outros motivos

Além da situação envolvendo dívidas, outro cenário comum é o do indivíduo que tem sequentes aumentos salariais, mas consome sempre a totalidade dos seus recursos. Ele continua com a constante sensação de que lhe falta renda, fazendo com que os aumentos não tenham efeito sobre sua motivação.

Para continuar a lista de

intersecções RH/Finanças-Pessoais,

podemos mencionar: