Artigo

Mulheres à frente do seu negócio

Diversas pesquisas têm indicado que o empreendedorismo vem crescendo

de Redação em 1 de setembro de 2018

Edna Vasselo Goldoni é diretora de relacionamento do CONARH
2018 e fundadora do Instituto
Vasselo Goldoni

Aprender a empreender é ganhar autonomia e liberdade para tomar suas próprias decisões. As mulheres brasileiras estão tirando do papel seus sonhos, trazendo para o mundo ideias profundamente conectadas com elas.

O crescimento do empreendedorismo feminino tem funcionado como ferramenta de equiparação de direitos entre os sexos na medida em que, ao galgarem posições cada vez mais relevantes no mundo dos negócios, elas passam a reivindicar seu reconhecimento como personagens participantes do crescimento econômico. Essa é uma forma de assumir seu papel de protagonistas, tão importante em um momento repleto de mudanças e transformações por que passam a sociedade e as empresas.

Um dos motivos pelos quais muitas mulheres estão na onda do empreendedorismo é a vontade de fazer a diferença e trazer algo novo e positivo para o mundo. Seja qual for a motivação, o fato é que esse processo está trazendo uma nova visão para os negócios e tem influenciado muitas tendências e, acima de tudo, tem inspirado muitas outras mulheres a empreenderem.

Diversas pesquisas têm indicado que o empreendedorismo vem crescendo devido ao simples fato de as mulheres possuírem características naturais que favorecem esse tipo de iniciativa. Por exemplo:

  • As mulheres prestam atenção em detalhes, são mais intuitivas e sensitivas. Essas características melhoram seu desempenho na gestão dos negócios: atitudes desbravadoras como coragem, determinação e iniciativa;
  • As mulheres tendem a investir em capacitação e buscam mais informações sobre o negócio, segundo dados do Sebrae;
  • Elas são mais atenciosas e cuidadosas com o cliente, visando um cenário de fidelização dos mesmos. Isso ajuda a criar um negócio com uma base sólida e douradora de consumidor;
  • Segundo o site Mulher Empreendedora, o Brasil conta com mais de 5,7 milhões de mulheres à frente de seus negócios, além de estarem presentes em 30% das sociedades de empresas ativas. Isso reforça que, apesar de tudo, elas vão à luta e mostram do que são capazes.

É muito importante ressaltar que ainda temos grandes desafios a enfrentar e a suplantar. Entre eles é possível destacar o preconceito que ainda existe (velado ou não), a jornada múltipla que muitas mulheres enfrentam em seu cotidiano, a falta de incentivo, o despreparo profissional, a limitação de mercado, e a autoconfiança ainda não muito forte.
Como podemos ver, mesmo com os avanços verificados dos últimos anos, os desafios do empreendedorismo
feminino ainda são muitos e cabe a todos nós a tarefa ou missão de atuarmos para que mais e mais mulheres tenham condições de seguir em frente nos seus projetos.

Elas são guerreiras e mostram a cada dia seu protagonismo na economia! Não quero dizer com isso que as mulheres são melhores que os homens, mas sim que o empreendedorismo feminino traz um cenário empresarial e algumas características natas das mulheres que acabam impactando positivamente a economia. Convocamos mais mulheres a
entrarem no mundo do empreendedorismo.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail