Carreira e Educação

O emprego depois da faculdade

Da Redação
3 de outubro de 2019

Indeed dá dicas para recém-formado na busca pelo emprego após a faculdade

Créditos: Shutterstock

Receber o diploma universitário é uma grande conquista. Falta pouco para acabar o semestre e muitos podem brasileiros concluir esta etapa da vida. Mas, o próximo passo pode parecer assustador: conseguir um emprego depois da faculdade. A menos que você já tenha algumas oportunidades esperando por você, provavelmente precisará se preparar para conseguir seu primeiro emprego efetivo.

O Indeed, site de empregos, reuniu 5 dicas para ajudar os candidatos a conseguir seu primeiro emprego. Confira abaixo.

Leia também:

Jovens e as dificuldades na busca por um emprego

Pesquise possíveis planos de carreira, empregos e empresas
Há várias maneiras de aplicar o que você aprendeu na faculdade. O mercado de trabalho muda frequentemente, e as diferentes habilidades desenvolvidas ao longo de seus estudos podem ser muito valiosas, mesmo em setores que você ainda não considerou para seu plano de carreira.

Comece pesquisando quais empregos estão disponíveis e escolha aqueles que correspondam ao seu conjunto de habilidades e interesses. Conheça mais sobre empresas que lhe parecem interessantes em sites que oferecem análises como a Página de Empresas do Indeed. Saber como é trabalhar em uma empresa pode ajudar a determinar o lugar certo.

Crie sua rede de contatos e tenha referências
Construir uma rede de contatos é um passo importante na busca por emprego. Comece com sua família e amigos. Mesmo se você já conhece muito bem essas pessoas, pode se surpreender com o que aprende quando começa a fazer perguntas focadas nas habilidades, experiências e caminhos que de suas carreiras.

Além de seus laços mais próximos, considere participar da rede de ex-alunos de sua faculdade e eventos e feiras dos setores que têm interesse. Para feiras de emprego, em particular, é importante não apenas conversar com potenciais empregadores, mas também com outros candidatos. Você poderá se beneficiar no futuro quando esses novos amigos encontrarem empregos nas empresas em que você está interessado. Muitos empregadores valorizam referências de funcionários existentes para preencher vagas em aberto.

Adapte seu currículo para as diferentes vagas
Depois de restringir um conjunto de empregos atraentes para você, observe as palavras-chave que aparecem nas descrições de vagas. Que tipos de habilidades e atributos os empregadores procuram e que termos eles usam?

Inclua essas mesmas frases ao descrever suas qualificações. Isso é importante porque muitos empregadores usam um software chamado Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS, na sigla em inglês) para classificar as candidaturas recebidas com base na relevância, e um sinal importante de relevância são as palavras-chave que correspondem à descrição do trabalho.

Se você está se candidatando a empregos com palavras-chave diferentes, crie várias versões do seu currículo para poder explorar as habilidades mais relevantes em cada candidatura. Como você se formou ou vai se formar recentemente, os empregadores estarão interessados em um resumo de sua educação. Faça desta uma das primeiras seções do seu currículo.

Atualize suas redes sociais
Se você possui perfis de mídia social, agora é a hora de analisá-los e determinar se eles podem ter um impacto negativo em sua busca de emprego. Muitos empregadores analisam as contas de possíveis funcionários nas mídias sociais. Verifique suas configurações de privacidade e oculte ou remova qualquer coisa que possa deixar uma má impressão sobre você.

Também vale incluir mais conteúdos que representem suas habilidades e interesses, por exemplo, começar a seguir líderes do setor ou empresas que lhe interessam, postar sobre desenvolvimentos interessantes nesse setor ou participar de conversas e grupos relacionados à profissão que deseja seguir.

Pratique suas habilidades de entrevista
Para muitas pessoas, fazer boas entrevistas é uma habilidade que melhora com a prática. Você pode se preparar para ter sucesso começando a praticar para entrevistas mesmo antes de ter uma. Embora não seja possível saber exatamente o que você será avaliado em cada entrevista, existem várias maneiras de se preparar para ter a melhor aparência possível e responder bem às perguntas.

Pratique linguagem corporal uma confiante; se você tem problemas com pontualidade, comece a ajustar seu tempo conseguir chegar no horário, mesmo ao encontrar amigos; e prepare-se para as perguntas frequentes, assim você se acostuma a responder de uma maneira que ajude os empregadores a entender seu histórico e estilo de trabalho.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


fake rolex