Gestão

O endomarketing como aliado contra a crise

de Juliana Feliciano Previatelli em 1 de novembro de 2016

A crise política e econômica que enfrentamos atualmente traz transtornos e dificuldades às empresas e, consequente, desestímulo aos colaboradores. Reforçar os laços e mostrar a importância de cada funcionário, contribui para melhorar o clima interno e gerar confiança e motivação. Conceito antigo que vem se modernizando, o endomarketing ou marketing interno adquiriu maior destaque nos últimos anos, quando o foco nesse cliente aumentou.

O endomarketing como aliado contra a criseA indústria do alumínio é uma das muitas afetadas pela crise e com um público interno diversificado necessita de ações efetivas para alcance de suas metas.

É preciso entender cada indústria e suas particularidades para traçar um bom plano de endomarketing, ademais é necessário um trabalho colaborativo entre recursos humanos e marketing.

Não é fácil atingir do chão de fábrica aos executivos com uma mesma estratégia, portanto analisar se uma ação na intranet vai chegar ao funcionário que trabalha no processo industrial ou se um benefício extra terá impacto para um executivo, por exemplo, é um desafio e nos obriga a atuar de diferentes maneiras.

Nem sempre é preciso investir grandes quantias para um retorno positivo. Uma simples mensagem de “Feliz Aniversário”, muitas vezes, é estimulante e gratificante para o colaborador. O que precisamos entender é que endomarketing é um investimento que traz benefícios não só internos, mas a clientes, fornecedores e ao público externo em geral, já que o funcionário motivado, reflete ações positivas com quem se relaciona e este é um diferencial que devemos explorar. Por outro lado, o público interno é conhecedor de problemas e soluções que muitas vezes a alta direção desconhece e estar mais próximo dele, pode significar achar alternativas para ajustes que trarão melhores resultados.

Não é porque a empresa é pequena ou não tem uma área voltada ao assunto, que não pratica o endomarketing, muitas vezes o faz de forma intuitiva. Porém conhecer as necessidades e planejar traz um melhor aproveitamento destas realizações e permite a mensuração dos resultados, assim como ações complementares, se necessário.

Estamos na era da tecnologia onde velhos métodos se transformaram e é necessário que os profissionais de marketing e RH estejam familiarizados com isso. Com colaboradores cada vez mais conectados, as empresas devem usar esta inovação a seu favor em todas as frentes: despertar o interesse para as redes sociais da empresa, aplicar pesquisas online e divulgar informações importantes na intranet, por exemplo.

Nos inspirar em grandes corporações, na concorrência e em casos de sucesso é saudável e gera bons frutos, neste caso. Porém, nunca pense que será mais fácil adaptar uma ação do que planejar uma nova. Trazer a ideia para outro ambiente exige alterações, que devem ser pensadas dentro do novo contexto e levando em consideração as diretrizes da companhia.

Como exercício para o dia a dia, devemos estar sempre atentos às novas formas de realizar o endomarketing e sempre avaliar a eficácia do que já foi realizado. Os benefícios são perceptíveis e compensadores e levam as empresas a compreenderem melhor seus colaboradores e enxergarem suas principais necessidades.

Portanto, planejem, acompanhem e coletem estes ótimos resultados que permitem atravessar períodos difíceis com mais confiança e o apoio destes que são fundamentais para o sucesso das empresas.

Juliana Feliciano Previatelli, coordenadora de comunicação e marketing do Grupo ReciclaBR. Formada em publicidade e propaganda e pós-graduada em marketing pela Universidade Mackenzie, possui mais de 10 anos de experiência na área.

 

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