Gestão

O que você fará hoje para ter na sua empresa o melhor time do mundo?

Da Redação
21 de agosto de 2019

Por Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal

Créditos: Shutterstock

Vamos começar esse texto trazendo uma reflexão: o que é ser o melhor time do mundo para você? Qualquer que seja sua resposta, ela deve começar por você! Sua credibilidade é a base da liderança, bem como sua capacidade em maximizar o verdadeiro potencial de cada colaborador. Acredito, portanto, que é preciso dedicar tempo para o desenvolvimento da equipe, com ações que reflitam em autoconhecimento e oportunidades para o negócio.

Vejo que para impulsionar um time a se tornar o melhor é preciso diferenciá-lo. Para isso, comece com uma gestão que preza pelo exemplo e pela autenticidade. O primeiro atributo é fundamental para que seu time se inspire e comece de forma correta.

Você pode estar pensando: o que seria começar algo corretamente no âmbito corporativo? Para mim, é saber que todo e qualquer processo feito dentro da empresa impactará nos seus colegas e no cliente final, seja ele quem for. E a gestão de pessoas – também feita por meio do exemplo, do feedback e da troca de experiências – é uma forma de construir pontes sólidas que intermediarão a sua relação com seus pares, superiores, subordinados e clientes.

Considero também que para ser um líder autêntico é preciso ser genuíno e ter paixão pelo seu propósito. Construa e pratique seus valores, lidere com o coração, desenvolva bons relacionamentos e tenha autodisciplina para obter resultados sustentáveis. Vale lembrar que investir em inovação e respeitar a diversidade de ideias e pensamentos dentro da sua empresa – ouvindo de fato o que cada um tem a dizer – contribui para o desenvolvimento dos times e para o engajamento de todos com a empresa.

E por falar na importância do ouvir, ressalto o papel da comunicação para a construção do time dos sonhos. Como você tem estabelecido pontes com suas equipes? Sua empresa tem desenvolvido uma comunicação de mão dupla ou apenas informa direcionamentos? Comunicar é, acima de tudo, saber ouvir. Enquanto líder, ouça de verdade as pessoas que trabalham com você e estabeleça canais para dialogar com aqueles que não atuam tão próximos. Observo que a grande maioria das equipes se dilui por falta de relacionamento ou comunicação. Quanto mais forte for o relacionamento, mais forte será a confiança e, consequentemente, a equipe.

Não se esqueça de criar um ambiente seguro, onde as pessoas se sintam confortáveis para conversar. Na empresa em que trabalho, buscamos constantemente um ambiente de integralidade, em que as pessoas possam ser elas mesmas, sem rótulos, sem medos. Queremos que o indivíduo seja no trabalho a mesma pessoa que é na sua casa e vice-versa. Essa segurança é alcançada quando você e todos de seu time têm objetivos e respeito mútuo.

Ao longo da minha carreira também observei que aqueles profissionais que investiram em potencializar seus pontos fortes foram mais longe e, logo, contribuíram mais para o desenvolvimento dos seus times e empresa. Por isso, acredito que é fundamental incentivar as pessoas a conhecer melhor suas fortalezas para utilizá-las de forma mais estratégica.

Saber seus pontos fracos é também importante, até mesmo para saber administrá-los, mas atenção: não gaste energia tentando torná-los um diferencial. Há uma frase do Albert Einstein que, para mim, sintetiza muito bem essa questão: “todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda sua vida acreditando que ele é estúpido”.  Se há um colaborador talentoso que não tem suas habilidades usadas apropriadamente ele será desperdiçado.

Esteja também preparado para os desafios, pois é nesse momento que sua grandeza, sabedoria e gratidão serão colocados à prova. Sempre menciono que o que define nosso resultado não é a intensidade do desafio, mas sim nossa capacidade de resposta. Como líder, mantenha seu foco constante em treinar, preparar e construir a capacidade de resposta do seu time. Mas lembre-se sempre do mais importante: nenhuma liderança será 100% eficaz com uma equipe que, consciente ou inconscientemente, se sinta usada ou não valorizada.

Por último, não tenha medo de amar a sua equipe. Quando você ama as pessoas com quem trabalha, você consegue tempo para investir na evolução desses profissionais.

Construa um time vencedor com pessoas, execução e pensamento disciplinados. Trace metas, divida suas aspirações e sonhos com seu time e maximize as oportunidades, valorizando os diferenciais da sua equipe. Isso com certeza tornará a sua equipe a melhor do mundo.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail