Carreira e Educação

O sucesso, na visão dos jovens

Segundo pesquisa, 60% dos entrevistados brasileiros da geração Z (com 21 anos ou menos) já se consideram bem-sucedidos

de Redação em 17 de outubro de 2018
Imagem: Freepik

O conceito de sucesso entre os jovens do país tem se afastado cada vez mais da definição tradicional de ‘ganhar bem’, ‘ter estabilidade financeira’ ou ‘estar em um posto hierárquico alto’. Prova disso é que, segundo pesquisa global do LinkedIn realizada pela consultoria YouGov, 60% dos entrevistados brasileiros da geração Z (com 21 anos ou menos) já se consideram bem-sucedidos.

Imagem: Freepik

Quando questionados sobre o que é sucesso, os jovens brasileiros da geração Z citaram, entre as diversas opções, “ser feliz”, em primeiro lugar (72%) seguido de “manter o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho” (71%) e “ser saudável” (68%). Em alternativas relacionadas a dinheiro, como “ganhar um aumento de salário” e “ganhar mais dinheiro que meus amigos”, os percentuais foram baixos, alcançando 21% e 7%, respectivamente. O mesmo aconteceu com opções
ligadas a relacionamentos, como “se casar” (27%) e “estar em um relacionamento” (23%).

“O jovem brasileiro não vê mais sinônimo de sucesso em coisas como ser promovido, casar ou ter cargos de alta hierarquia. Ele quer fazer seu horário de trabalho com flexibilidade, ter mais tempo para a vida pessoal ou empenhar-se com algo que tenha propósito na sua visão de mundo”, afirma Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para a América Latina. “Pensando nisso, as empresas têm um desafio a mais na contratação e retenção desses profissionais: primeiro, entender o que é sucesso na visão deles e, em seguida, tentar oferecer subsídios para tal. Nesse contexto, as pesquisas de clima e um programa de carreira interno podem ser grandes diferenciais”, completa o executivo.

O descontentamento com a visão tradicional de sucesso é visível quando os jovens são questionados sobre como eles se sentem em relação ao assunto. Dentre as alternativas disponíveis, 25% dos brasileiros da geração Z afirmam que “gostariam que sucesso fosse mais definível”; 24% disseram que “gostariam que sucesso fosse percebido com menos importância para a sociedade”; e 27% gostariam que “o sucesso fosse mais reconhecido”.

Chegarão lá

O estudo mostra também que o Brasil só fica atrás dos Emirados Árabes Unidos, com 69% dos respondentes da geração Z afirmando terem sucesso.

O índice chega a percentuais bem baixos na faixa etária em lugares como a China (16%) e EUA (32%).
No âmbito global, 47% dos jovens dessa geração afirmam ter sucesso.

Em outras gerações brasileiras, o percentual é de 67% entre 25 e 34 anos, 75% entre 35 e 44 anos, 81% entre 45 e 54 anos e 79% para pessoas de 55 anos ou mais.

Para os jovens da geração Z que afirmam não terem atingido o sucesso ainda, há, no entanto, um otimismo visível em relação ao tempo que eles estimam alcançar seus objetivos.

Cerca de 65% dos entrevistados dizem que acreditam que alcançarão o sucesso em um prazo curto, de um a cinco anos.

Já para os que acreditam que o sucesso acontecerá a longo prazo, 20% afirmam que será em 20 anos, 2% em 15 anos e 2% em mais de 20 anos.

Além disso, 11% dos entrevistados não souberam quantificar o tempo que chegarão ao sucesso.

Levantamento

O estudo foi feito no final do ano passado com mais de 18 mil participantes de 16 países, de 18 a 55 anos ou mais. No Brasil, foram ouvidas 1.010 pessoas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O estudo foi realizado por questionário via e-mail.

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