Algumas iniciativas positivas de empresas e entidades vêm se destacando nesse período de quarentena. O objetivo é, em boa parte delas, apoiar profissionais diretamente afetados pela crise do coronavírus.
Até aqui, a mais comentada foi a campanha #NãoDemita, que reúne 40 grandes empresas na organização de um manifesto, cuja frase é: “Esta é uma convocação de empresário para empresário”.
Agora, o recente lançamento da plataforma de geração de empregos
Vagas no Varejo deverá reforçar o movimento solidário. A ação tem a mão de 29 entidades do setor preocupadas os números. Segundo indicadores do Ibre/FGV, a crise pode deixar até 12,6 milhões de pessoas desempregadas e reduzir em cerca de 15% a renda dos trabalhadores.
O projeto foi idealizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) e Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A ação recebeu, ainda, o apoio voluntário da Tegra Sistemas, responsável pela concepção da plataforma; e da Advance, que elaborou o projeto de marketing e comunicação visual.
O aplicativo Vagas no Varejo está disponível em todas as plataformas móveis, exigindo inicialmente a conexão com a rede social ou e-mail. A ideia é estabelecer uma conexão bem simples e auto didática – e mais rápida que os canais tradicionais de empregos.
Entrevistas e avaliações on-line
Ao ter a conta criada, o profissional precisa somente destacar sua área de atuação, experiências anteriores e disponibilidade de horários, podendo também inserir seu currículo. As entrevistas e avaliações serão realizadas on-line.
As empresas interessadas em recrutar profissionais também terão uma área exclusiva no portal www.vagasnovarejo.com.br, no qual poderão cadastrar suas oportunidades. Elas serão responsáveis por excluir as vagas que forem preenchidas e assinarão um termo no qual se comprometem a não utilizar as informações dos candidatos para qualquer outra finalidade, como venda de produtos ou serviços.
A palavra das entidades
“A redução do ritmo da economia e o desemprego são consequências inevitáveis da crise, e a retomada tende a ser muito lenta em alguns setores. Com essa estratégia, empresários e dirigentes da iniciativa privada somam esforços e competências para reverter mais rapidamente esse quadro e manter o nível de emprego e renda para muitas famílias”
Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma
“A perda do capital humano é a maior perda que uma empresa pode ter. Não poderíamos ficar estáticos somente olhando tudo acontecer. Essa união do varejo é um compromisso com a sociedade para que juntos possamos superar essa fase. E a iniciativa começa agora e fica aberta a todas as empresas e candidatos para sempre”
Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe
“O Brasil está passando por um momento sem precedentes, que tem trazido muitos desafios para os empresários e trabalhadores. O Vagas no Varejo é um importante projeto que resulta da soma de forças do empresariado brasileiro na geração de oportunidades para a população. Juntos, queremos ajudar o país a passar por essa pandemia com menos danos econômicos possíveis”
João Sanzovo Neto, presidente da Abras
“O franchising é transversal e engloba vários setores. A intensidade da crise foi distinta em cada um deles. É muito importante colaborar com iniciativas como essa, que ajudam a minimizar o impacto da pandemia na sociedade” André Friedheim, presidente da ABF
O Varejo em números
- O setor representa 19,24% do PIB do país;
- movimentou cerca de R$ 1,40 trilhão (crescimento real de 1,8% em 2019);
- gerou 644 mil empregos em 2019. Nos últimos cinco anos, a geração de emprego formal no Brasil é de -1,170, considerando a crise de 2015 e 2016;
- 1,3 milhão de empresas no comércio, em 2019;
- 1,5 milhão de lojas e pontos de venda;
- 930 mil lojas virtuais.