Gestão

Pesquisa: mobilidade e trabalho no Brasil

60% das empresas nunca demonstraram preocupação com o tempo de deslocamento dos colaboradores

de Redação em 26 de novembro de 2018

Uma pesquisa inédita do Instituto PARAR apresenta a relação entre mobilidade e trabalho no Brasil. Com amostragem de cerca de 1.500 pessoas, de todas as regiões do país, o levantamento traz dados que surpreendem, principalmente em relação às atitudes das empresas.

Para Flávio Tavares, CMO da GolSat e Instituto PARAR, tempo é vida, sendo assim, tempo desperdiçado é vida desperdiçada. “As empresas da nova era já têm essa mentalidade enraizada e vêm lutando para serem cada vez mais acessíveis”, acrescenta.

Crédito: Freepik

Empresas

60% das empresas nunca demonstraram preocupação com o tempo de deslocamento dos colaboradores;

Apenas 5% das empresas oferecem crédito mensal em aplicativos de mobilidade (como Uber, Cabify, 99);

Apenas 3% das empresas oferecem a possibilidade de utilizar espaços de coworking;

77% das empresas não oferecem home office.

Tempo

Se tivessem uma hora do dia economizada, 27% gostariam de ficar com a família, 27% fariam alguma atividade de lazer, 22% estudariam, 18% praticariam alguma atividade física e 5% empreenderiam;

49% prefeririam trabalhar perto de casa, mesmo ganhando 10% a menos;

44% trocariam seu trabalho para ganhar 20% a menos, mas de forma que pudessem gerenciar seu próprio tempo;

49% abririam mão dos benefícios para trabalhar perto de casa.

Compartilhamento

72% quase nunca pegam carona para trabalhar;

76% quase nunca usam aplicativos de mobilidade para se deslocar ao trabalho;

79% não conhecem o conceito de carsharing;

75% nunca utilizaram o serviço de carsharing, mas gostariam de experimentar.

Modal

53% abandonariam o carro próprio se tivessem outras opções de transporte para ir e voltar do trabalho;

55% estão insatisfeitos com o transporte público da sua cidade;

53% estão insatisfeitos com as ciclovias da sua cidade;

58% têm medo de depender do transporte público da sua cidade;

O levantamento foi realizado pela MindMiners – encomendado pelo Instituto PARAR – e é uma prévia dos conteúdos que estão sendo preparados para o WTM – Welcome Tomorrow Mobility 2018, maior evento de mobilidade do planeta, que acontece em outubro, no WTC, em São Paulo.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail