Carreira e Educação

Práticas esportivas na carreira profissional

Liderança, trabalho em equipe, foco e disciplina são características no esporte e na carreira profissional em empresas

Da Redação
17 de julho de 2018

Que o esporte faz bem à nossa saúde não é nenhuma novidade. O que é interessante de comparar é como algumas de suas práticas podem ser incorporadas às estratégicas para um carreira profissional de sucesso. 

Liderança, trabalho em equipe, foco, determinação, treinamento, disciplina, vitória, derrota e literatura (aprendizado teórico) são alguns exemplos que podemos encontrar no futebol e no ambiente corporativo, que faz parte e/ou são características de um atleta e de um profissional do mercado de trabalho.

No último domingo, 15, pessoas do mundo todo acompanharam o encerramento da Copa do Mundo de futebol. Assim como qualquer competição, apenas uma equipe saí como vencedora do título de campeã, porém, todos ali vencem em diferentes circunstâncias: espírito competitivo, união, superação, determinação disciplina, entre outros. Na carreira de um outro profissional, de diferentes áreas do mercado, não é diferente. Tudo começa com o aprendizado e formação –  da escola à academia – chegando ao mercado de trabalho para encontrar e enfrentar os desafios até vencer profissionalmente, isto é, quando o profissional alcança seu objetivo numa empresa, por exemplo.

“Das quadras para vida”

Com prefácio de Oscar Schimidt, ex-jogador de basquete, o livro “Das Quadras para a vida”, dos autores e ex-atletas Luiz Alberto Machado e Guga Machado (pai e filho) traz um relato de algumas das experiências que o esporte acrescentou a eles, como liderança, espírito de equipe, disciplina, entre outros. A obra traz uma leitura leve com casos de sucesso e também algumas reflexões. Entre as principais dicas do livro estão:

“Não se canse de treinar” – Recicle suas habilidades profissionais: se no esporte a regra é treinar, treinar e treinar, na carreira profissional é praticar, reciclar e aperfeiçoar o tempo todo. O aperfeiçoamento contínuo, que os japoneses chamam de kaizen, é fator determinante para o sucesso.

“Explore seu potencial” – Diferencie-se da maioria no seu segmento, conheça seus pontos fortes e procure aperfeiçoá-los permanentemente. É com eles que você fará a diferença;

“Jogue para ganhar” – Dedique-se e entregue o melhor projeto: procure sempre fazer o melhor, não se contentando em ficar na média. Pessoas ou equipes que jogam apenas para cumprir tabela raramente saem do lugar. Contentar-se em ficar na média é típico dos medíocres, não dos vencedores.

“Saiba jogar em equipe” – Valorize sua equipe de trabalho – Ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Conheça seus companheiros e confie neles, estimulando-os quando necessário e exigindo sempre o maior empenho na busca dos objetivos de sua equipe.

“Valorize as diferenças” – Drible as dificuldades e faça a escolha certa – Nem sempre você precisa fazer o gol ou a cesta. Às vezes, anular um jogador adversário ou dar um bom passe é tão importante quanto pontuar.

“O esporte lida com emoção, competitividade, treino constante, preparo físico, concentração e principalmente com pessoas (adversárias ou não). Dessa forma, você percebe que é uma prova de fogo absorver essa explosão de fatores. Quando você está em harmonia o sucesso é garantido. A mesma coisa se repete no nosso dia a dia de trabalho”, enfatiza Luiz Alberto Machado.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail