Tecnologia

Quatro tendências de tecnologia para o RH

Conheça algumas delas apresentadas no CONARH 2018

Da Redação
12 de setembro de 2018

O mundo tem sentido, a cada momento, inúmeras e constantes transformações, que impactam a vida das pessoas em todos os sentidos, principalmente quando falamos do mercado de trabalho. 

Disrupção tem sido uma palavra muito utilizada para explicar que, modelos tradicionais de trabalho – por exemplo – , estão dando lugar a novos modelos, que permitem melhores oportunidades para quem emprega e quem busca um emprego.

Durante os dias 14 e 15 de agosto, o pavilhão do São Paulo Expo recebeu a 44a. edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas – CONARH, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-Brasil, que trouxe como tema Protagonista da Transformação.

Entre os diversos assuntos e novidades mercadológicas apresentadas, entre saúde, benefícios corporativos etc., tecnologia estava.

Por sua relevância, o CONARH marca o lançamento de novidades e destaca as principais tendências para gestão de pessoas, a cada ano. Algumas delas foram debatidas durante as palestras e apresentadas nos estandes da feira.

People Analytics
A análise de dados estruturados e não estruturados é aplicada a diversos setores, o que facilita a mensuração e a avaliação de informações relevantes. No caso da gestão de pessoas, a utilização de Big Data destaca-se como uma das principais tendências na área, contando com tecnologias e técnicas próprias de aplicação, geração de relatórios e análise de métricas.

Microlocalização
Entender a distribuição das equipes no espaço pode ser um diferencial para a eficiência operacional de empresas de grande porte, considerando tanto as que trabalham com unidades distribuídas no território, quanto as que possuem estruturas amplas, como hospitais, escolas e grandes indústrias. Para facilitar o mapeamento e a análise de utilização do espaço, para ser capaz de fazer realocações e atender a demanda de forma efetiva, gestores de RH contam atualmente com tecnologias de georreferenciamento, baseadas em wi-fi, GPS e beacon. Um exemplo é o Ahgora Live Maps, tecnologia lançada durante o CONARH, que possibilita às empresas fazer a gestão eficiente da força de trabalho em ambientes internos (prédios, lojas, empresas, etc.), ou seja, possibilita aos gestores identificar áreas com maior ou menor circulação e alocar a posição dos colaboradores de acordo com a demanda.

Inteligência Artificial
A aplicação de ferramentas que organizem processos e façam análises complexas contribuem para a tomada de decisão. O setor de Recursos Humanos precisa avaliar o passado, para entender cenários atuais e criar perspectivas futuras, principalmente em corporações com alto nível de escalabilidade e atuação abrangente. Nesse sentido, a ajuda da tecnologia é essencial, a partir de funcionalidades de inteligência artificial especializadas, que agregam automatização e inteligência de máquina a ferramentas de gestão.

Recursos mobile
O novo perfil de profissionais exige aplicação de mecanismos que forneçam autonomia e segurança, de forma dinâmica. A disseminação dos recursos mobile impacta também na gestão de pessoas e segue como tendência na área. Durante o CONARH, o aplicativo Ahgora Multi, equipado com a tecnologia de Reconhecimento Facial ganhou destaque, por possibilitar ao funcionário o registro de ponto por “selfie”, o que garante transparência e segurança, bem como possibilita acompanhar individualmente – em tempo real – as horas trabalhadas pelo celular.

O evento trouxe tendências efervescentes no cenário nacional e internacional, mostrando que a área de recursos humanos ainda vai se transformar muito nos próximos anos e cada vez mais se encaminha para ser mais estratégica para as corporações. Ainda mostra que a tecnologia é uma boa aliada para promover o bem estar dos colaboradores nas empresas.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail