Diversidade

Seis dicas para tornar as empresas mais inclusivas

Pesquisa Talento Incluir e VAGAS.com, revela que a maioria das empresas no Brasil não possui programas de diversidade e aponta seis passos para tornar as empresas inclusivas

de Redação em 3 de setembro de 2018

De acordo com dados do IBGE, mais de 24% dos brasileiros (45 milhões de pessoas) possuem algum tipo de deficiência. Os dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais solicitada pelo Ministério do Trabalho e Emprego) de 2016, apontam que apenas 418.521 estão empregados, o que corresponde a menos de 1% do total de pessoas com deficiência no país (45 milhões). 

Uma pesquisa inédita da Talento Incluir, que atua na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade no mercado de trabalho realizada em parceria com a VAGAS.com, revela que a maioria das empresas não possui programas de diversidade e não está totalmente preparada para lidar com o assunto.

A pesquisa indica ainda que pessoas com deficiência também sofrem com a discriminação no mercado de trabalho. Mais da metade (59%) dos respondentes se sentiram prejudicados em processos seletivos ante 50% da base total de candidatos.

Carolina Ignarra, sócia-fundadora da Talento Incluir, que já viabilizou empregos e desenvolvimento profissional a mais de cinco mil pessoas com deficiência em 10 anos de atuação, aponta seis passos para tornar a empresa inclusiva:

Realizar um estudo de acessibilidade para que a empresa possa receber adequadamente todos os colaboradores, visitantes, comunidade, fornecedores, clientes;
Revisar seus processos de compras e admissão de empregados;
Revisar suas comunicações;
Preparar líderes e gestores para apoiar essa transformação e acolher diferentes culturas;
Fazer do projeto uma ação contínua da empresa;
Tornar o tema uma das metas do planejamento geral da empresa, com indicadores de evolução.

“A legítima inclusão deve estar no processo e não apenas no discurso das organizações. Para ser inclusiva, a empresa não pode deixar perpetuar conceitos antigos e julgamentos na sua cultura de contratação e desenvolvimento dos seus profissionais. É preciso trabalhar ações afirmativas para mudar esse viés inconsciente em todos os níveis hierárquicos da empresa. A inclusão está além do simples cumprimento da lei. Ela traz benefícios para os negócios e provoca mudanças positivas na cultura da empresa”, declara a sócia-fundadora da Talento Incluir, Carolina Ignarra.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail